3 minutos de leitura
Querido ciclista
Quando sair em comboio a noite favor deixar o pedestre atravessar ; )

Querido ciclista, homem ou mulher, em primeiro lugar quero dizer que te admiro !

Sou uma sedentaria preguiçosa e tenho inveja da sua energia, de verdade!

Em segundo lugar queria fazer umas pequenas e humildes observações acerca do que vejo na nossa caótica cidade !

Veja, o nosso quase ex-prefeito já entregou 300km de ciclovias. Até a metade do ano passado o custo total das ciclovias chegava a 34 milhões! Isso sem contar a da avenida Paulista, que vamos combinar, ficou incrível ! É bastante né? Bom…eu acho ( embora muitos trechos sejam tão estapafurdios que nem mereceriam ser chamados se ciclovias mas vamos deixar pra lá ).

Então, apesar desse número e do status e atenção que ganharam as bicicletas como meio de transporte eu queria saber…por que diabos você insiste em andar fora da ciclofaixa ? Por que pedala entre os carros, por que não respeita nunca o farol vermelho, e pior…por que se acha mais importante que o pedestre ???

Eu vou te confessar…eu preferia que esse dinheiro tivesse sido investido no transporte público… eu adoraria do fundo do meu coração, poder abdicar do carro…juro ! Meu carro é velho…acho carro um negócio aborrecido…mas preciso usar. Pago IPVA, licenciamento, seguro… se eu andar entre uma faixa e outra, como você, um dos milhares de radares da cidade vai me pegar, pode apostar! E se eu atravessar o farol vermelho com essa agilidade e desse jeitinho descolado que você faz…putz…já era…eu pago 191 reais !!! E tenho sete pontos na carteira!

Você, apesar de exigir tanto, não tem carteira de motorista de bicicleta, não é obrigado a fazer um curso de direção defensiva ou fazer exame médico a cada cinco anos.

Então, meu querido, por que cazzo você não anda na ciclofaixa ???!!!! Porque não para no farol vermelho ??!! Por que não respeita o pedestre ???!!!

Ah ! Eu sei…imagino ! Você é descolado demais pra seguir as regras e vamos admitir…você não está poluindo o planeta, isso te dá certas regalias com certeza !

Olha, pra todo mundo conviver bem nessa cidade a gente tem que pensar no outro ! Quando você sair em comboio, a noite, com 30 outros amigos ciclistas, ao invés de bloquear uma pista e o trânsito… ao invés de ficar gritando “vamo,vamo,vamo” enquanto os pedestres, esses idiotas, esperam você e seus amigos atravessarem o farol vermelhinho da silva, tenta pensar que tem muita gente na cidade além do seu pequenino umbigo ciclista, com todo respeito. Gente que tá cansado demais de um dia de trabalho, mas que ao contrário de você não vai conseguir dar um rolê de bike pra desestressar…gente que não tem grana pra de repente comprar uma bike de, sei lá, 6000 reais, pra passar no farol vermelho…gente que só quer atravessar a rua na faixa, porque o farol fechou…numa boa ! Cidade pra todos né? !

Olha, tô te falando do que vejo quase que diariamente. Se esse ciclista não for você, me perdoe e….ótimo!  Mas se for você, querido ciclista, tá na hora de fazer uma auto-reflexão, certo ?!

Com admiração pela sua disposição e esperando realmente conseguir respeita-lo quando isso for recíproco da sua parte,

Uma motorista e pedestre.

PS: favor usar a ciclofaixa peloamordedeus…..