2 minutos de leitura
É possível separar o ídolo do ser humano real?
A necessidade de evolução no nosso sistema de idolatria

Nossos ídolos são fruto de nossos valores e muitas vezes gostos pessoais. Ao criar a idolatria por algum ser humano, registramos em nossas mentes uma admiração que muitas vezes podem ser inclusive reflexo daquilo que em nosso sistema de valores ou aspirações, é algo que desejamos ou gostaríamos de se tornar.

Um jogador de futebol, um líder político, uma modelo de sucesso ou mesmo uma pessoa na família que seja um exemplo para nós.

O sistema que nos leva a criar a idolatria pode moldar os valores do nosso redor e de sociedades em geral, especialmente quando idolatrados da maioria são cercados de fãs que viram em seus ídolos funções sociais que são em si o principal motivo para a admiração incontida de muitos. A habilidade ou dom diferenciado de alguns que vira motivo de inspiração e aspiração de muitos pode descontar muitas vezes o caráter do indivíduo com tais habilidades.

A discussão vem então: separar o ídolo do ser humano por trás do mesmo ou não? Afinal de contas muitos dos nossos ídolos podem ter comportamento duvidoso ou mesmo caráter. E mais, continuar admirando o ídolo pelo que a princípio o admiramos ou não?

Nossa admiração de certa forma pode diminuir quando descobrimos falhas no caráter, mas muitas vezes não deixamos de consumir o “produto” pelo qual nos apaixonamos de principio, seja um jogador de futebol, um ator de cinema ou mesmo nosso pai, mãe, irmão ou irmã.

Se não diminuir, isso pode fazer com que a idolatria, tão difundida nos dias de hoje por meios de comunicação e aceita sem questionamentos por nós, nos leve a uma continuação incoerente no nosso dia a dia. A continuação de um sistema de idolatria que valoriza muito mais aonde o ser humano chega ao longo de sua vida através da sua função social, do que o ser humano que ele realmente é, algo que todo ser humano pode chegar a melhorar e ser alguém especial de verdade.

Se em nosso sistema de valores estiver em primeiro lugar o que uma pessoa traz de exemplo de virtude de caráter para a sociedade, nossos ídolos podem ser desde o atendente da padaria até um grande jogador de futebol. Pelo simples fato que todos são capazes de fazer o mundo um lugar melhor, e isso deve/deveria ser o principal para evolução humana.