O crescimento cinco vezes maior dos casamentos gays em relação aos casamentos heterossexuais em 2015 é o absoluto e total entendimento que caminha, a passos curtos ou largos, da situação cada vez mais normal de muitos que desejam declarar seu amor pelo próximo, sem ser incomodado ou julgado por isso.
Em pleno século 21, com casos de homofobia ainda sendo relatados, estamos cada vez mais entendendo que apenas a ignorância ou o desrespeito ao próximo podem ser empecilhos para casais gays assumirem seus amores e serem felizes como bem entenderem.
O casamento entre parceiros do mesmo sexo cresceu 15,7% em 2015. Já em relação ao ano de 2013, quando aprovada a resolução Resolução 175 que determina que todos os cartórios habilitem ou celebrem casamento civil e conversão da união estável em casamento entre pessoas de mesmo sexo, as uniões civis entre cônjuges do mesmo sexo aumentaram 51,7%. Representando 0,5% dos casamentos registrados em 2015. Número pequeno, mas que com o crescimento cada vez maior favorece outros que queiram se casar e ainda tem receio.
As conquistas dos homossexuais devem ser reconhecidas e por mais que ainda exista preconceito presente na sociedade, o caminho é sem volta. O ser humano deve respeitar a opção sexual do próximo sem julgá-la ou mesmo tentar diminuí-la por ser diferente da sua. Seja a diferente a maioria ou a minoria.
Se incomodar com o próximo por uma opção diferente sexual é não saber conviver com diferenças.
Nada mais normal do que o crescimento dos casamentos gays. A intolerância, ainda existente e até resistente, diminuirá cada vez mais. Com a informação, campanhas contra o preconceito e claro uma consciência coletiva caminhando para o respeito pelo próximo em primeiro lugar.
( dados usados do IBGE)