Episiotomia – o procedimento que arruinou a vida sexual de Bela Gil por um ano

( extraído de matéria de Beatriz Vichessi, em
colaboração para o UOL)

A episiotomia é o corte feito entre a vagina e o ânus para facilitar o parto da mulher.
Embora a OMS (Organização Mundial da Saúde) aponte que provavelmente somente em 10% ou 15% dos casos a episiotomia seja necessária, o corte é feito no Brasil em 53% dos partos, mesmo a conduta sendo apontada como desnecessária na maioria dos casos desde a década de 1970. O dado consta do documento “Nascer no Brasil – Inquérito Nacional Sobre Parto e Nascimento”, fruto de pesquisa realizada pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).
Em seu canal no YouTube, a apresentadora Bela Gil revelou que a episiotomia feita no parto da primeira filha, Flor, 6, fez com que tivesse problemas na vida sexual durante um ano. “Esse negócio pode arruinar sua vida sexual por um ano, que foi o que aconteceu comigo. Muitos médicos fazem a episiotomia de rotina”, disse ela, que ainda é mãe de Nino, 4 meses, nascido em casa em um parto normal sem intervenções.
Mesmo com todos os cuidados e situações em que a episiotomia pode ser realmente necessária, se preparar para poder tentar evitá-la é o mais indicado. Além de buscar um bom médico, que não tenha a prática do corte como algo rotineiro, mas que seja experiente, vale a pena investir no preparo do períneo e do assoalho pélvico.

Veja a matéria completa em :
http://estilo.uol.com.br/gravidez-e-filhos/noticias/redacao/2016/10/18/por-que-a-episiotomia-arruinou-a-vida-sexual-de-bela-gil-por-um-ano.htm