2 minutos de leitura
Filtro ND, o que é e pra que serve
Muito útil, o filtro ND ajuda fotógrafos de natureza e permite fluir a criatividade
Na fotografia e óptica, um filtro de densidade neutra ou filtro ND é um filtro que reduz ou modifica a

intensidade de todas os comprimentos de onda ou cores de luz igualmente, mantendo a matiz da cor . Pode ser um incolor (claro) ou filtro cinza. A finalidade de um filtro de densidade neutra normal é o de reduzir a quantidade de luz que entra na lente. Isso permite ao fotógrafo selecionar combinações de abertura, tempo de exposição e sensibilidade do sensor que, caso contrário produziriam imagens superexpostas (muito claras). Isso é feito para conseguir efeitos tais como uma menor profundidade de campo (em luz abundante) e / ou borrão de movimento de um assunto em uma ampla gama de situações e condições atmosféricas. (de novo, conseguir portanto, velocidades baixas em situações de luz abundante)

Por exemplo, pode-se desejar fotografar uma cachoeira em uma velocidade lenta do obturador para criar um efeito de borrão de movimento deliberado (a água parece virar um véu). O artista pode determinar que para obter o efeito desejado foi necessária uma velocidade do obturador de dez segundos. Em um dia muito claro, pode haver tanta luz que até mesmo o ISO mínimo e uma abertura mínima,a velocidade resultante, que conseguiria com a fotometria correta, seria muito curta para conseguir tal efeito desejado. Nesta situação, a aplicação de um filtro de densidade neutra adequada é o equivalente a conseguir pontos a mais de exposição, permitindo a velocidade do obturador e o efeito motion blur desejados.

Como qualquer filtro, é necessário saber o diâmetro da sua lente e também saber quantos pontos de luz este filtro possibilita “aumentar” para fotografar. Disponíveis, existem opções que possibilitam fotografar de 1 ponto até 16 pontos de luz a mais do que a fotometria correta sem o uso do mesmo.

Existem também filtros de densidade variável, opções interessantes pois é possível mudar o quanto de pontos você deseja variar, com o mesmo filtro. A variação máxima é de 1 a 10 pontos de luz no mesmo filtro. Uma ótima solução.

Para fotógrafos que gostam de brincar com velocidades baixas em plena luz do dia e principalmente para fotógrafos de natureza, o filtro ND é essencial. Obviamente, um tripé é acessório mandatório também em casos citados de uso do filtro ND, já que as velocidades causarão tremor nas imagens.