Não é possível falar de um filme apenas quando se fala de qualquer um dos filmes da trilogia “Antes do… ”. Por isso abordamos hoje uma trilogia: Antes do amanhecer, Antes do pôr-do-sol e Antes da meia-noite. Quase 20 anos separam o primeiro do terceiro filme.
“Eu acho que quando você é jovem, você
acredita que vai haver muita gente com quem você vai se conectar. Mais tarde na vida, você percebe
isso só acontece algumas vezes”. Celine, em Antes
do Pôr-do-Sol
O primeiro, Antes do Amanhecer, mostra a história de um jovem americano que está viajando pela Europa e conhece uma garota em um trem. Ele, no dia seguinte, voltará para os EUA e ela para Paris (sua terra natal). Os dois compartilham suas visões sobre amor e sobre a vida. Claro, se apaixonam. Antes de se despedirem, passam uma noite em Viena, ficando juntos até suas respectivas viagens acontecerem.
Os atores são Ethan Hawke e Julie Delpy, que protagonizam Jesse e Celine. A direção é de Richard Linklater (nos três filmes)
A sequência, o filme Antes do Pôr-do-Sol, mostra o caminho dos dois personagens se encontrando de novo após 9 anos, em Paris. Ele, inspirando-se em sua noite com Celine, escreveu um livro que se tornou um grande sucesso. Numa leitura do livro em uma conhecida livraria em Paris, ele vê Celine sorrindo para ele. Após a apresentação, ele é avisado pelo gerente da livraria que tem uma hora pra pegar seu avião e deixar Paris. O tempo de conversa entre ele e Celine será de novo restrito.
Quando conversam, seu diálogo se torna rapidamente pessoal e profundo, falando sobre vida, política e sobre os dois. Aonde estão suas vidas, para onde caminharam as mesmas. Os dois acabam indo para o apartamento de Celine. E o avião que Jesse tinha que pegar? Bom… veja o filme, mas o terceiro já dá indicação que dessa vez a coisa será diferente.
“Todo mundo quer acreditar no amor, é o que vende” Celine, em Antes do Pôr-do-Sol.
O terceiro e último filme, Antes da Meia-Noite, também nove anos depois mostra os dois como um casal e com um casal de gêmeas. Se os dois primeiros filmes foram sobre as dificuldades e encontros limitados pelo tempo (e também sobre o claro amor que os dois sentiam um pelo outro), o último explora como os dois convivem com o casamento, as expectativas talvez frustradas de Celine a respeito de sua vida, possíveis traições e se realmente o amor é suficiente pra suportar tudo. E, principalmente, se ele realmente ainda existe.
“A vida é dura. E deve ser. Se nós não sofrêssemos, não aprenderíamos coisa alguma”. Jesse em Antes do Pôr-do-Sol
Três filmes excelentes que mostram com maestria o relacionamento entre duas pessoas, desde o começo com a paixão, até a realidade do casamento e as expectativas de vida, preenchidas ou não. Os protagonistas têm, claro, ótima química e atuações excelentes.