4 minutos de leitura
O que é verdade e o que é mentira sobre a bateria do seu celular?
Um pincelada pelas principais dúvidas sobre as baterias dos smartphones modernos

Os celulares antigos passavam dias longe da tomada. Hoje, raros são aqueles que passam uma noite sem carregar. Os avanços tecnológicos trouxeram Wi-fi, dados móveis, GPS, bluetooth e uma infinidade de aplicativos para dentro dos smartphones, mas as baterias não tinham potência para aguentar tantas novidades. Com o esforço dos desenvolvedores, os novos celulares conseguem ficar cada vez mais tempo longe das tomadas. Ainda assim, existem algumas formas de melhorar a performance da bateria do seu smartphone. Acompanhe a lista, abaixo, e veja o que se pode e não se pode fazer:

1. Usar carregadores “genéricos” prejudica a bateria – NÃO SE SABE AO CERTO

Certo, começamos com um tema polêmico. Enquanto alguns julgam os carregadores “genéricos” como o principal fator prejudicial às baterias, outros acreditam que seja tudo boato. Especialistas apontam que os carregadores “genéricos” não necessariamente prejudicam a vida útil da bateria. Sendo assim, dá uma olhada nesse carregador do Baby Groot e me diz se não é a coisa mais fofa do mundo?


2. O celular deve entrar na tomada com ZERO de bateria e só pode sair com 100% – MENTIRA

Como dito, os celulares antigos ficavam dias longe das tomadas, mas corriam sério risco de terem as baterias “viciadas”, se o aparelho fosse recarregado antes de zerar a energia. O avanço tecnológico não trouxe só Wi-fi, dados móveis… As baterias, atuais, são de polímero de íon de lítio, ou seja, dispensam o cumprimento de ciclos completos de carga e descarga. O usuário pode colocar o smartphone na tomada quando quiser, sem precisar zerar a bateria, e pode retirá-lo antes de ter completado os 100% de carga.

3. A bateria fica “viciada” se o celular passa a noite carregando – MENTIRA

Blá! Mentira. Com a bateria cheia, o aparelho para de “puxar” energia. Próximo!

4. O correto seria que o dispositivo carregasse estando desligado – MENTIRA

Nada a ver! Carregar o celular e usar ao mesmo tempo não prejudica a eficiência da bateria. A questão é que com o Wi-fi ligado, o bluetooth ativado, o Facebook aberto, a bateria demora um pouco mais para carregar completamente. Sobre desligar ou não o aparelho, veja o tópico abaixo.

5. O smartphone não deve ser desligado – VERDADE

Chocante, não? Claro que o celular é uma máquina e precisa de descanso, mas os especialistas dizem que deixar o aparelho desligar por falta de bateria pode ser prejudicial. O ideal, caso queira acelerar o processo da recarga, é deixar o smartphone no modo avião.

6. Colocar a bateria na geladeira ajuda a recuperar a sua potência – MENTIRA

Eu preciso mesmo falar sobre isso? Tá! O superaquecimento da bateria está relacionado ao maior consumo de energia, sim. Porém o super-resfriamento não inverte essa lógica – muito pelo contrário! Especialistas alertam que colocar a bateria na geladeira pode estragar o smartphone.

7. Modo vibra, Wi-Fi com sinal ruim e Roaming comprometem a performance da bateria – VERDADE/MENTIRA

Sim e não. De fato, exigem maior desempenho do celular, mas não comprometem o sistema, em si. Apenas consomem mais bateria que o usual.

Aplicativos em background, problemas com a conexão de dados móveis, brilho da tela e luminosidade dos temas e do papel de parede são alguns dos exemplos que fazem a energia da bateria do seu celular acabar mais depressa, fique atento ?